saude

Saiba como o estresse pode ocasionar cegueira?

    Para quem ainda tem dúvida o “estresse”, está ligado diretamente a nossa beleza e bem estar. Sabemos que nossa vida corrida, as cobranças e a necessidade de estar sempre buscando melhorar de vida, tem mudado a nossa rotina bruscamente de forma que andamos sempre muito ansiosos e estressados.

Embora muito se fale sobre ele, existe algo muito importante que deve ser falado!

O estresse além de ocasionar várias doenças como hipertensão e diabetes, ele pode ocasionar cegueira temporária ou permanente, tudo vai depender do grau da lesão que ele poderá ocasionar nos seu olhos.

índice

Trata-se de uma doença pouco conhecida chamada Coreopatia Serosa Central, maculopatia ou retinopatia Serosa Central. Ela ocorre exatamente por conta de estresse em excesso, geralmente em homens, porém pode ser manifestada em mulheres. Os sintomas como já podem imaginar é a perda da acuidade visual (perda da visão, visão borrada, visão embaçada). Nos consultórios as queixas geralmente chegam como algo que ocorreu do nada. Esse problemas levam o paciente a procurar várias especialidades até que o diagnóstico seja  realizado. A doença além de causar um dano a vida do paciente, muitas vezes impedindo-o de realizar suas atividades diárias, pode afetar seu emocional que possivelmente já estava descompensado. A Coreopatia, quase sempre  afeta apenas uma vista, porém pode ocorrer nos dois olhos. O diagnóstico inicialmente  é feito através de exame de fundo de olho porém é necessário exames mais profundos, complexos, caros e com necessidade de contraste.

O que ocorre na visão?  Um extravasamento de um líquido sob a retina impedindo a visão. O tratamento é o tempo, e  corticoides porém não se trata de um tratamento específico.

Isso aconteceu comigo…

Decidi falar sobre isso por que senti uma necessidade de compartilhar isso com vocês, para evitar que o que aconteceu comigo, possa acontecer com vocês!

      Então vamos ao que interessa.. Minha vida sempre foi corridérrimaaaa!  Muitos compromissos, Faculdade, trabalho  e provas da faculdade. Meu curso era um curso muito difícil. Minha graduação foi Bacharel em farmácia. Imagina só, químicas e mais químicas… Pirei!  No início, o estresse só me causava dores musculares, as vezes tirava o sono, graças a ansiedade, me antecipava nas decisões, e por isso sempre fui impulsiva e não deixava nada pra depois.  Com o passar do tempo as coisas só foram piorando. Comecei a ter sialorréia, que é a salivação em excesso, coisa horrível! Fiquei assim por semanas. Embora tentasse me controlar as vezes não conseguia. Procurei vários médicos e nada era detectado, por que se tratava apenas de ESTRESSE.  Os sintomas iam e voltavam, até que comecei a sentir uma falta de ar absurda na sala de aula, pronto! Mais médicos, mais exames e no final, descobri que se tratava de um TAG – Transtorno de ansiedade generalizado. O tratamento precisou ser mais sério,  terapia e ansiolíticos! Isso se estendeu por mais de 1 ano. Após um longo período parei com medicação, isso claro que foi feito aos poucos. A faculdade acabou, mais os compromissos só aumentavam… Daí veio o caos, o pior aconteceu. Por um aborrecimento muito grande, tive uma retinopatia, (retinopatia serosa central) doença essa que em 90% dos casos só acomete homens, porém EU tive.  Essa doença me tirou parte da visão do olho esquerdo do nada. E aí, médicos, exame e mais exames!  E então veio esse diagnóstico, porém acompanhado da notícia de que mais uma vez estava sofrendo por conta do estresse!

             índiceíndice1

       Vejam essas imagens, fiquei enxergando como a figura 1, por mais uma semana, depois ficou como na segunda imagem… Ainda não está 100%, mas bem melhor, graças a Deus, que cuida de mim e me ajudou a ter uma recuperação rápida, pois de acordo com  o médico as pessoas demoram a voltar a enxergar nesses casos.

      Meninas o que eu quero com isso? Quero alerta-las para algo sério e grave que é essa forma de viver que nos adaptamos. Dizer que o estresse não só deixa a pessoa nervosa, ELE PODE MATAR. Então, vamos procurar nos preservar mais! Evite o estresse.

Eu estou me recuperando, mas esse problema, não tem um tratamento medicamentoso específico, apenas o tempo. Fiz algumas medicações que ajudaram a melhorar, porém nada que seja para curar a doença.

Fica a dica, nada de estresse… deixe pra depois,  respire, curta, brinque, leve a vida menos a sério no que diz respeito a problemas…

Se alguém por aqui é estressado, comenta aí, vamos conversar e nos divertir um pouco… Por que chega de conversa séria por hoje ne? rs

UM BJ no coração de todas, obrigada pela atenção,  carinho e…

Amo vocês! ❤

Me sigam no facebook: Priscila Marçal / fanpage: Encantamento feminino

Instagram: Priscila Marçal/ Youtube: Priscila Marçal

 

Salvar

23 comentários em “Saiba como o estresse pode ocasionar cegueira?

  1. Olá, mes passada senti fortes dores no olho esquerdo ficou vermelho e inchado e acordei um dia com a vista embasada, fiz exames e descobrir maculopatia serosa central também, médico disse devido estresse e ansiedade. Minha vista voltou mais ainda sinto um pouco de dor e vou continuar acompanhando com oftalmologista e tentando ser menos ansiosa e estressada rsrs. Bjos

    Curtido por 1 pessoa

      1. Oi gastaria de maiores informações pois fui diagnósticado com essa doença em 2016 tive um ano bastante corrido e extressante quando foi em agosto ou setembro senti meio nha visão do olho esquerdo estranha pensei que fosse o grau do óculos, quando já não aguentei mais fui ao medico e fiz vários exames onde ficou constado mas ele me falou que com uns meses volta só que não passou remédio e também não consigo ver melhoras por favor me ajude.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Anderson, aparentemente esse distúrbio não tem tratamento específico. Daí ,fica a critério do médico te medicar ou não.Ele levará vários fatores em consideração. Que tipo de trabalho exerce, o quanto de visão você perdeu e qual a extensão do problema na sua mácula. Ele te pediu exames? Se sim, por ai ele pode avaliar qual a sua necessidade. Vou te falar pela minha experiência. Eu fiquei sem enxergar nada de uma vista. Tomei remédios fortes para reduzir a quantidade de líquido que havia extravasado. Porém a visão demorou muito tempo para voltar, mais de 6 meses, que é o tempo que demora em média para recuperação. O que te indico é procurar uma segunda opinião. Eu fui à 3 oftalmologistas diferentes, sendo que 2 confirmaram de imediato que se tratava desse problema. Espero ter te ajudado.

        Curtir

      3. Vou procurar outro médico para ver o que eles me falam, pois estou vendo a hora eu ficar louco, não consigo me concentrar, quando vejo uma cerâmica minha visão distorce, fiz angiologia florescenica a médica falou que não é nada grave que é apenas extravasamento de líquido na mácula daí se tem o nome retinopatia cerosa central, quais medicamentos que vc tomou? sua visão voltou totalmente ao normal?

        Curtir

  2. Tive algo parecido….Depois de um forte aborrecimento eu fiquei com uma dor nos olhos por 7 dias. Fui no médico e ele disse que eu estava com uma inflamação nos vasos sanguíneos dos olhos. A minha visão ficou turva e precisei voltar a usar óculos.

    Passados quase 5 meses, outra onda de estresse e aí a visão piorou bastante, voltei no médico hoje e em menos de 5 meses o meu grau já havia aumentado por conta dessa inflamação. Agora a visão tá bem ruim nos dois olhos mesmo de óculos.

    O médico disse pra mim q o estresse não chega a levar a cegueira e que a visão turva tende a melhorar com o tempo mas eu dei uma pesquisada na internet e outros médicos já dizem que o estresse pode sim levar a cegueira pois destrói as células do nervo ótico.

    Isso preocupa pq se a cada crise de estresse a visão piorar vai ficar muito complicado. Mas agora eu estou focando em aliviar esse estresse, pq só o fato de saber que o estresse prejudicou minha visão já é um estresse rsrs..Mas já comecei a mudar a forma de pensar em relação a isso. Entreguei pra Deus e vou fazer minha parte ficar nervoso não ajuda em nada mesmo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Ismael! Tem que tomar cuidado sim! O estresse pode levar a várias doenças… Não deixe que os problemas interfiram tanto na sua vida! Lembre-se só temos essa e pode reparar, na maioria das vezes os problemas se resolvem de alguma forma… Só não pode levar nossa saúde! Abçs

      Curtir

  3. Oi Priscila! Sou sua xará. Estou desconfiando de ter essa doença porque ontem (sexta), depois de uma semana estressante no trabalho, onde eu discuti com um colega, ao chegar em casa, à tarde, quando voltei do trabalho, tirei um cochilo e quando eu acordei senti o olho direito totalmente embaçado como se tivesse um vidro sujo no meu olho. Ficou assim por uns 20 minutos, depois voltei a enxergar mas sinto que minha visão continua um pouco embaçada. Hoje amanheceu dolorido, e noto que minha visão direita está ruim. Essa semana tive várias discussões no meu trabalho e venho tendo muito stress, pois é um ambiente toxico. Vou procurar um oftalmologista na segunda feira. O fato de ter lido que você se recuperou sem nenhuma sequela me deixou um pouco aliviada.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Estou com essa doença,gostaria de saber se está proibido de fazer algo.tipo jogar bola,tomar uma cervejinha etc.essa doença é muito desconfortante é se tem algum tipo de comida que não podemos comer.obrigado

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oi, no exame seu edema macular na veia central da retina meu olho direito esta muito embasado falei para o médico ela acham que foi a junção de uso de termogênicos com alto estresse, estou muito triste comigo tá difícil aceitar esse situação esse semana começo o trabalho com aplicações ainda sei como é, Priscila vc fez aplicação no olho? Mesmo com a visão ruim vc consegue dirigir? Tô tão triste

    Curtido por 1 pessoa

  6. Priscila, boa noite! Você sabe se o uso de calmantes diariamente pode evitar esse tipo de problema ocular?? Porque se o motivo é o estresse, se evitarmos tomando medicamento isso se o torna impossível de ocorrer?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s