saude

7 hábitos comuns que envelhecem a pele

Não tem mulher que não se preocupe com o cuidado da pele, não é? Porém, com o passar do tempo as indesejáveis linhas de expressão,  a flacidez, as rugas e a falta de luminosidade passam a incomodar. Alguns hábitos diários ajudam a avançar esse processo. O uso do Cigarro, estresse e açúcar demais são alguns deles. Eu indico utilizar um bom hidratante para ajudar na hidratação da pele.

A seguir, você confere quais são os outros maus hábitos que favorecem o envelhecimento precoce. Fique longe deles e rejuvenesça!

Dica 1: Consumir açúcar demais.

7 habitos que envelhecem a pele

O excesso de o açúcar é responsável  por um processo de envelhecimento celular chamado “glicação”. “O açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando a rigidez destas proteínas. Assim ela perde a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas”.

Dica 2: Não utilizar protetor solar.

7 habitos que envelhecem a pele

A exposição solar e a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. A radiação solar é um potente oxidante celular. A radiação penetra na pele e provoca alterações diretamente no DNA das células e, indiretamente, provoca reações químicas que alteram o DNA e as fibras colágenas e elásticas”,  O resultado é o que chamamos de fotoenvelhecimento.  Em consequência disso vemos o aparecimento de manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e, em alguns casos, câncer de pele. O  ideal para evitarmos esses problemas é a utilização diária de protetor solar, sendo fator 30 para rosto, colo, pescoço e mãos e 15 para o restante do corpo.

Dica 3: Fumar.

7 habitos que envelhecem a pele

O cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos! Imagine quem fuma mais do que um por dia. A pele fica amarelada e  grossa e sem brilho, por causa da nicotina.  Além disso, o cigarro provoca distúrbios no metabolismo, acelerando a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez.

Dica 4: Beber pouca água.

7 habitos que envelhecem a pele

A falta de água causa a desidratação da pele e  mucosas. Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço. Para saber se sua pele está desidratada, faça o teste: quando beliscamos a pele, ela logo deve voltar ao seu estado normal ao soltarmos. Se isso demora para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida.  O recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia.

Dica 5: Dormir pouco.

7 habitos que envelhecem a pele

Uma boa noite de sono ajuda qualquer ser humano não é gente? Sem sono adequado não existe reparo. Durante o sono, produzimos hormônios “rejuvenescedores”, como a melatonina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios são “calmantes” e reparadores. A falta de sono provoca estresse e não dá tempo para o organismo descansar. Resultado: pele sem viço e com olheiras.  Eu sofro com falta de sono, indico fazer uso de um chazinho de camomila ou erva cidreira antes de deitar!

Dica 6: Usar cosméticos vencidos.

7 habitos que envelhecem a pele

Como já falamos em outro post aqui no blog (Link -danos/ maquiagem), o uso de maquiagem vencida pode causar vários problemas graves a pele. Além de sentir coceira e ficar com a pele mais avermelhada o produto vencido atinge a mucosa da pele. Se houver lesão na pele, como uma espinha, o problema provocado por um cosmético vencido se torna ainda mais grave, prejudicando a infecção já existente.

Dica 7: Deixar de usar hidratantes.

7 habitos que envelhecem a pele

Como disse no inicio do post, o hidratante é a peça fundamental para evitarmos e tratarmos o ressecamento da pele. É necessário ter cuidados para proteger a pele das agressões externas, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares. Um rosto bem hidratado apresenta uma boa elasticidade. O ressecamento da pele pode causar alergias e coceira, diminuir  a elasticidade da pele e agravar as rugas. Portanto, além de beber líquidos, a pele terá benefícios extras se for hidratada com cremes e loções.

Lembre-se qualquer sinal de pele ressecada, hidrate-se!

Salvar

Salvar

Salvar

11 comentários em “7 hábitos comuns que envelhecem a pele

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s