saude

Você sofre com a Síndrome de ovários policísticos? Cuidado!

Olá meninas,

continuando a série SAÚDE, hoje nós vamos falar da  Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). Ela  ocorre em  mais da metade das mulheres que estão na idade fértil  com idade entre 20 a 44 anos  As estatísticas a respeito desse assunto são alarmantes, estima-se que no mundo existam cerca de 100 milhões de mulheres com esta doença. No Brasil, se considerarmos dados recentes, podem existir, aproximadamente três milhões de mulheres com esta síndrome.

sindrome-de-ovario-policistico

Embora pareça algo de pouca importância, essa síndrome está diretamente associada a infertilidade. Afim de evitarmos os desconfortos da  SOP, existem alguns cuidados que devem ser tomados para evitar ou até mesmo controlar este problema:

Observar mudanças em seu corpo  é essencial. A SPO ocasiona mudanças hormonais que causam vários sintomas pois ao invés de se formar um único folículo no ovário, que é o natural, formam-se vários folículos que ficam “acumulados”, sem liberar os óvulos; eles não se rompem.

Sintomas:

sintomas-ovario-policistico

1- Dor abdominal leve (não é relatado em todas as mulheres)

2  -Atrasos na menstruação (desde a primeira ocorrência do fluxo);

3-Ganho de peso

4– Aumento de pelos no rosto, seios e abdômen;

5-Acne.

Tratamento:

É importante iniciar uma dieta. coma  substituição de alimentos industrializados por alimentos frescos;  redução do consumo de alimentos ricos em gorduras animais; acréscimo de gorduras de boa qualidade provenientes de alimentos como óleos vegetais, azeite de oliva, castanhas e amêndoas; introdução de cereais integrais, como arroz, macarrão, aveia, trigo e centeio, entre outros; consumo moderado de alimentos lácteos com teor reduzido de gorduras, tais como iogurte e leite semi ou desnatados, queijos com baixo teor de gordura, ricota e pastas lácteas lights, como requeijão.

• As principais intervenções dietéticas a serem realizadas na alimentação da mulher portadora de SOP são:
• corrigir a ingestão calórica, que na maioria dos casos está aumentada;
• substituir, sempre que possível, os carboidratos das refeições pelas versões integrais: arroz, aveia, gérmen de trigo, farinhas e cereais integrais.
tratamento-ovario-policistico
Inúmeros estudos demonstram que a redução de 5% a 10% do peso corpóreo pode restaurar a ovulação e a fertilidade, além de melhorar o perfil lipídico, regularizando os níveis de colesterol, controlando a pressão arterial e a resistência a insulina e diminuindo as queixas de excesso de pelos e acne 9 e 10.
Exercícios físicos e  Anticoncepcionais orais
 também são fundamentais nesse tratamento.
img_foto1190
Para isto é fundamental a modificação do estilo de vida, iniciando uma dieta para perda e ou controle de ganho de peso, iniciando a prática de exercícios físicos de forma regular e dando continuidade ao acompanhamento médico de forma contínua, para controle e monitoramento dos sintomas característicos da síndrome 1 e 4.

Convivendo

Se você tem a síndrome dos ovários policísticos procure o quanto antes o seu ginecologista, pois apenas um especialista poderá analisar seu caso e indicar o melhor tratamento. Afinal, é possível sim conviver bem com a SOP.

Salvar

3 comentários em “Você sofre com a Síndrome de ovários policísticos? Cuidado!

  1. Ótimas informações para o grande número de moças e senhoras que sofrem com esse sério problema que, como você bem descreve, atinge milhões de pessoas!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s