Dicas · gravidez · saude

Estou grávida e agora? #Diário de gravidez

E aí você percebe que a sua menstruação está atrasada, faz o teste e tcharamm… está grávida! E agora, o que fazer?

Não precisa se desesperar! A primeira atitude é bem simples, procure o obstetra para iniciar o pré-natal. Neste momento é sempre bom procurar um bom obstetra, para isso nada melhor do que consultar suas amigas que já tiveram filhos. O principal é se identificar  e confiar  no obstetra que escolheu para cuidar de você e do seu futuro bebê nesse momento tão importante.

será-que-estou-grávida

Em sua primeira consulta  você conhecera de fato seu médico e poderá começar a criar um vínculo com ele! O médico fará um pedido de exames completos da gestante. E aproveite para tirar todas as suas dúvidas. Inclusive diga a ele se estiver com enjoos, prisão de ventre, pois são fatos que ocorrem e ele poderá te ajudar! Daí por diante, a rotina é bem semelhante: a cada consulta, verifica-se o peso e a pressão arterial da mãe, o tamanho da barriga, a ausculta dos batimentos cardíacos do feto (dependendo do tempo de gestação) e qualquer outra queixa que a mãe possa apresentar.  Não fique assustada com a quantidade de exames solicitada pelo seu médico na primeira consulta. De uma forma geral, a grávida faz uma bateria de exames de sangue de rotina a cada três meses, uma para cada trimestre de gestação. No meio do caminho são feitos alguns outros exames importantes, buscando rastrear doenças genéticas e outras que podem se desenvolver durante a gravidez, como o Diabetes Gestacional, que é um terror rsrs

Com toda certeza a ultra-sonografia é o momento mais esperado de toda futura mamãe!  Primeiro que você vai poder ver pela primeira  vez seu bebê e o outro motivo que meche com a imaginação de toda família e saber o sexo! No geral é recomendada a realização de quatro exames de ultra-som durante a gravidez, no mínimo. O primeiro deve ser feito logo que a mulher se descobre grávida, pois serve para confirmar a idade gestacional e saber se embrião está dentro do útero ou fora dele (gravidez ectópica), geralmente, trata-se de uma ultrassonografia transvaginal. A segunda deve ser feita entre 11 e 14 semanas de gestação para checar o desenvolvimento do embrião e fazer a medição da nuca (translucência nucal) e do osso do nariz. Quando alteradas, essas medidas podem ser indicativas de problemas genéticos como a síndrome de Down. Nesse caso, a amniocentese pode estar indicada para aprofundar a investigação. É, claro, se a mulher ou o casal assim quiserem.

Obstetricia_Basica_Ultrassonografia-1

De acordo com o Ministério da Saúde, este deve ser o calendário básico de exames da rotina pré-natal :

Exames de rotina de 2º trimestre: hemograma completo, VDRL (é o teste da sífilis), teste anti-HIV, hepatite B, toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus (se a mãe não for imune). Entre 24 e 28 semanas, é solicitado o Teste Oral de Tolerância a Glicose Simplificado (TOTGS) que irá avaliar se a mulher tem maior chance de desenvolver o Diabetes Gestacional.

Exames de rotina 3º trimestre: hemograma completo, VDRL (é o teste da sífilis), teste anti-HIV, hepatite B, toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus (se a mãe não for imune), exames de urina, incluindo a cultura. Com 34 semanas, é recomendada a coleta de material para pesquisar a presença do Estreptococcus B hemolítico do grupo A na secreção do colo do útero da mãe. Quando presente, essa bactéria pode aumentar as chances de um parto prematuro e os riscos de graves infecções no bebê após o nascimento.

E até mais meninas!

 

2 comentários em “Estou grávida e agora? #Diário de gravidez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s